Estamos perto da Praia e Ilha do Campeche

Quem vem à Florianópolis não pode deixar de separar pelo menos um dia para visitar a Praia do Campeche e outro dia para conhecer a Ilha do Campeche. Essas paradas são obrigatórias por aqui (e também as mais procuradas pelos turistas) porque são simplesmente fantásticas.

 

Praia do Campeche

A praia tem uma faixa de areia fina e clarinha e é bem frequentada por gente bonita, famílias com crianças e surfistas já que as ondas são muito favoráveis para a prática do surf. Nos dias ensolarados vale a pena passar várias horas simplesmente desfrutando a bela paisagem e degustando um drink refrescante.

A praia já é espetacular por si só, mas dali dá já dá para se encantar com a Ilha do Campeche que fica a apenas 1,5 km de distância e é considerado um verdadeiro caribe brasileiro. E não é para menos, a ilha faz jus ao apelido por suas águas de coloração esmeralda, sem ondas e areia fina e branquinha.

 

Ilha do Campeche

A Ilha do Campeche é um Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional tombado no ano de 2000 pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) devido às inscrições rupestres de 3.500 a. C. Fantástico, não?

Bem, você deve estar se perguntando como faz para chegar até a ilha e não, você não pode ir nadando ou de caiaque por conta própria! Os passeios são promovidos por agências que dispões de barcos autorizados para desembarque, seguindo todas as normas da região.

Você pode embarcar nos passeios que saem da:

  • Praia da Armação;
  • Barra da Lagoa;
  • Praia do Campeche.

 

Os valores variam de R$70,00 a R$160,00 por pessoa dependendo do ponto de embarque (valores de outubro de 2021). Para a Praia da Armação e Barra da Lagoa o tempo de permanência na ilha é limitado a 4 horas devido ao trajeto de volta. Já para quem embarca na Praia do Campeche pode ficar mais, já que o trajeto é feito em apenas 5 minutos, alívio também para quem sente enjoos nos barcos.

Quando você desembarcar na ilha, será assessorado por monitores que explicam as regras de visitação para a preservação da ilha. Entre elas estão:

  • Não é permitido alimentar os quatis;
  • Não é permitido a introdução e/ou a remoção de plantas ou animais;
  • Não é permitido o desembarque de animais, exceto cão guia;
  • Não é permitido acampar, nem fazer churrasco na praia e no interior da ilha;
  • Não é permitido o pernoite de turistas e visitantes, bem como não é permitido adentrar à Ilha sem autorização;
  • Não é permitido o uso de aparelhos de som potentes, ou quaisquer outros equipamentos que possam perturbar a tranquilidade do local;
  • Não descarte seu lixo na praia: leve uma sacola e traga tudo novamente.
  • Sabendo das regras gerais, é hora de conhecer esse pedaço do paraíso na Terra chamado Ilha do Campeche!

 

Depois do alinhamento das regras, você poderá aproveitar a Praia da Enseada com seus 500 metros de extensão e o visual verdadeiramente caribenho. Por lá é muito fácil alugar guarda-sóis e cadeiras de praia, mas se quiser levar de casa, sem problemas! Também é muito comum avistar peixinhos nadando próximos aos banhistas, isso é encantador!

Para quem gosta de se aventurar um pouquinho mais, pode fazer as trilhas da Ilha do Campeche. Elas são monitoradas e podem ser percorridas através da terra ou água, aqui você explora a história e cultura e desfruta de ângulos excepcionais para apreciação ou belas fotos.

Vale lembrar que é necessário levar um lanche de casa para visitar a ilha em baixa temporada ou fora dos feriados. Há apenas o Restaurante Bacalhau que é especializado em frutos do mar e fica aberto somente sob alta demanda. Como o passeio dura o dia inteiro, é melhor se precaver e levar petiscos.

Gostou das dicas? Você não vai querer ficar fora dessa, né?

Hospedar-se no sul da ilha é a melhor estratégia para conhecer a Praia e Ilha do Campeche com mais tranquilidade!

Conheça a Pousada Pau de Canela e faça sua reserva conosco!


Foto: Belatur via TripAdvisor.