Dicas úteis para a Primeira Vez em Florianópolis

Florianópolis, também conhecida como a Ilha da Magia é uma cidade grande privilegiada com lindas praias e belezas naturais de tirar o fôlego, além é claro de uma cultura muito rica que representa bem o povo brasileiro.

Para quem visita a capital de Santa Catarina pela primeira vez, é importante entender algumas questões geográficas e a rotina local. Para começar, vamos falar da distribuição da cidade. Basicamente podemos dividir a cidade em quatro grandes grupos: Continente / Centro, Sul da Ilha, Norte da Ilha e Leste da Ilha

O Continente, como o próprio nome sugere, é uma pequena parcela da cidade que está situada antes da ponte que dá acesso à ilha e fica bem pertinho do centro. Essa região toda é muito bem estruturada com shoppings, restaurantes, bares, hospitais, universidades, mercados e o que mais uma cidade grande tem a oferecer.

Para passear por aqui, o deslocamento é facilitado de ônibus ou veículo próprio. É claro que você deve considerar o movimento de uma cidade grande nos horários de pico, afinal é um vai e vem constante nas ruas do centro especialmente durante os dias da semana. Se você vier com veículo próprio, pode deixar seu carro em um estacionamento bem localizado e visitar os pontos turísticos a pé sem problemas.

Vale lembrar que o centro da cidade fica a mais de 13 km das praias do Sul ou do Norte da Ilha, então se o seu objetivo é lazer e turismo, não vale a pena se hospedar no centro já que o deslocamento até as principais praias é demorado.

O Norte da Ilha é o “topo” da ilha de Florianópolis. Lá ficam praias lindas que vale a pena visitar se tiver tempo e uma maneira confortável de deslocamento. As principais são Canasvieiras, Jurerê Internacional, Praia Brava, Ingleses e Daniela. Todas elas com suas belezas peculiares e individuais.

O Leste da Ilha contempla a Barra da Lagoa, uma região simplesmente fantástica que oferece muitas opções para lazer e descanso. Na Barra da Lagoa existe uma lagoa linda para praticar stand up paddle, caiaque, pescaria ou simplesmente observar um lindo pôr do sol. Na região você encontra vários bares e restaurantes que vale a pena conhecer.

Mais abaixo vale a pena visitar a Praia Mole, Praia e Dunas da Joaquina (parada obrigatória) e a Praia do Moçambique entre as principais.

Já ao Sul da Ilha estão a Praia e Ilha do Campeche (também paradas obrigatórias), Praia da Armação que é espetacular oferecendo um verdadeiro show natural da dança das águas, Praia do Matadeiro e Pântano Sul, além de tantas outras opções que oferecem vista de tirar o fôlego e muita diversão.

Além das várias praias, você também pode fazer trilhas, conhecer os morros e seus lindos mirantes, andar a cavalo na praia, fazer passeio de buggy entre tantas opções.

Por aqui você se sente seguro em qualquer ponto da cidade, o policiamento é reforçado e há sempre policiais de olho em tudo o que está acontecendo.

A energia de Florianópolis é incrível! No centro da cidade o Mercado Público Municipal é muito animado com música ao vivo que trazem do samba ao rock clássico internacional. O norte e sul da ilha não ficam atrás, são vários os barzinhos que animam o ambiente com muita música e alegria todos os dias da semana.

E aí? Ficou com gostinho de quero mais? Que tal vir conhecer tudo isso de perto?

 

Venha para o Sul da Ilha e se hospede-se na Pau de Canela, tendo sua melhor experiência de viagem! 


Foto: Pixabay.